Textos

COMO APRENDER MELHOR
Aprender é desenvolver o máximo de si, é captar o conhecimento através de formas eficientes ao estudar. O aprendizado é importante para entender como podemos juntos fazer melhor, aproveitar os ensinamentos de forma dinâmica, criativa e proativa.
A inteligência é uma característica humana que todos possuem, é a habilidade de distinguir, fazer comparações, analogias e aplicar em sua vida o aprendizado conquistado. A mente consciente tem a finalidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
A ciência neurológica nos explica que temos um cérebro composto por três sistemas: reptiliano, límbico e massa branca. O cérebro reptiliano são os instintos primitivos, de sobrevivência que permitem ao ser humano buscar seu alimento, sentir medo diante de um perigo, etc.
O sistema límbico tem por função a emoção, como o ser humano percebe o ambiente e as pessoas ao redor de si. São as variantes emotivas em que estão em todos os processos mentais.
A massa branca está dividida em hemisfério direito e esquerdo e compõem-se de habilidades cognitivas, assim precisamos aprender com os dois hemisférios para obtermos a efetividade no aprendizado.
Haward Gardner propôs que os seres humanos possuem sete tipos de habilidades: lógico-matemática, corporal, intrapessoal, interpessoal, linguística, musical e espacial. Essas habilidades podem ser mais ou menos evidentes em cada um de nós, por exemplo um cantor tem a habilidade musical, seu ouvido percebe as notas com maior facilidade que outra pessoa, o som de sua voz pode ser trabalhado para que a habilidade se desenvolva melhor.
Para aprender melhor é necessário ativar as habilidades específicas de aprendizagem cognitiva, usando todas as capacidades sensoriais e motoras, pode-se aprender a melhorar o aprendizado através destes passos que de forma racional auxiliam no processo:
1.Na aula (remota ou presencial) observar e anotar as ideias principais que o professor elaborou;
2.Fazer resumos, mapas mentais e/ou esquemas sobre o que aprendeu;
3.Analisar o contexto do aprendido com a realidade;
4.Explicar, argumentar sobre o assunto com lógica;
Para que o aprendizado ocorra com mais desenvoltura é necessário que o planejamento e a organização destes passos estejam na mente na medida em que cada um possa identificar sua habilidade principal e considere que pode intensificar suas outras habilidades a fim de uma forma de aprender que busque a aprendizagem significativa.

Rosane Fetter
Enviado por Rosane Fetter em 25/06/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários