Textos

COMO EVITAR A PROCRASTINAÇÃO
Os hábitos podem ser bons ou ruins, um hábito sempre está relacionado uma forma de fazer, como você se autodetermina a realizar algo. Um exemplo de hábito é escovar os dentes, um modelo simples e eficaz para não adquirir cáries. Um outro exemplo é dirigir um carro, um modelo mais complexo que leva um determinado tempo até os processos neurais estarem completos. Mas para quem dirige sabe como foi a primeira vez que você pegou no volante, saiu de uma garagem e viu outros carros perto do seu, sentiu um frio na barriga, o nervosismo foi intenso, mas você enfrentou o medo, aprendeu, gastou um determinado tempo e fez deste processo um hábito bom para sua vida.
Outro exemplo é andar de bicicleta, para quem aprendeu é extremamente fácil, porque virou um hábito bom, saber se equilibrar, saber fazer uma curva e sair pedalando pela cidade, mas o início foi desafiador, não é? Sentar no selim, colocar as mãos no guidão e fazer todo o processo de equilíbrio do corpo para não cair, e quantas vezes você caiu? Nós perdemos as contas porque foi em meio ao processo de aprendizagem que desafiamos a nós mesmos a ficar e pedalar, enfrentando as dificuldades, fazendo que se torne um conjunto de ações automáticas e um bom hábito.
A neurociência explica como se constrói os hábitos que, metaforicamente, são como arquivos de memória numa pasta zip, quando o processo foi adquirido pela mente e ele é feito automaticamente. Uma das melhores formas de adquirir um bom hábito para obter a aprendizagem significativa e eficaz é a persistência. Persistir é a chave! Você quer ter um bom hábito que impacte sua vida positivamente? Terá que persistir nele até se tornar uma pasta zipada, até seu corpo e mente estejam acostumados a fazê-lo sem pensar, automaticamente.
Outra forma também importante e determinante é usar ferramentas mentais e alguns truques para a auto motivação e assim se inspirar a continuar a fazer passo a passo, para que o bom hábito (estudar) esteja impregnado em seu corpo e mente.
Para estudar um determinado conteúdo é perfeitamente normal que "a voz interior" invada sua mente e diga: Fuja! Para que ficar ali sentado estudando, quando é melhor surfar na internet? Faça outra coisa! Esta voz interior eu chamo de impostora do Eu, procrastinadora, aquela voz que impede você de ter prazer ao realizar a tarefa.
Procrastinar é você colocar na prioridade sentimentos de prazer momentâneos, rápidos que, ao decorrer do tempo coloca você em um estado emocional de desânimo e frustação, são sentimentos negativos que prejudicam ainda mais seu desempenho e pro atividade. A voz interior desloca sua atenção para algo mais agradável e confortável, assim a procrastinação é um mau hábito que influencia e interfere em seu sucesso, em diferentes áreas como no estudo e aprendizagem, no trabalho e em tudo na vida.
Eu posso lhe garantir que existe outro caminho a seguir para que a procrastinação não se desenvolva, um caminho prático para evitá-la e enquadrar sua determinação e confiança em seu potencial.
Mudanças simples podem ser feitas para que você evite que a procrastinação apareça e se desenvolva, uma nova maneira de aprender qualquer coisa faz com que a motivação surja, metaforicamente, você liga a luz cerebral que estava escondida em um cobertor chamado procrastinação. Existem alguns passos para adquirir um bom hábito:
1. Sugestão
2. Rotina
3. Recompensa
4. Convicção
O hábito é uma economia de energia psíquica e permite liberar espaço na mente para outras atividades importantes, quer dizer, ter um hábito é ir para o modo automático sem pensar em "como fazer". Vamos para as ferramentas mentais de bons hábitos.
A sugestão: Você precisa descartar a voz interior negativa e colocar nela a voz positiva, com frases motivacionais. Ao invés de dizer: Fuja! Faça outra coisa! Você necessita de autonomia para dizer: "Pare de perder tempo e estude!" "Vá logo e faça o que precisa fazer!" "Realize a tarefa!"
São auto sugestões que fazem com que você ter um sentimento de prazer não momentâneo, mas duradouro ao finalizar o processo.
Um fator determinante e essencial é focar no processo e não no produto. Isto quer dizer que você aprende melhor quando já adquiriu o bom hábito, um processo de "como fazer", uma técnica que muda o foco.
Mas o que é o produto? (no caso de estudar é o conteúdo de aprendizagem) O produto é o resultado pronto, aquilo que você  precisa terminar, finalizar e muitas vezes não consegue e vem o desânimo.
o desafio é focar no processo, planejar e organizar para fazer a tarefa proposta. O processo é organizar o tempo de estudo, planejar os conteúdos, o local em que estuda e todos os detalhes que você precisa, inclusive as etapas que colocará em prática. O processo é tudo aquilo que você precisa para fazer acontecer o bom hábito, todo esforço para atingir a meta desejada com planejamento e organização.
A rotina é se dispor a fazer o processo passo a passo, escreva em um papel quais são as etapas, como você quer conquistar seu bom hábito, por exemplo estudar requer um local adequado, um horário específico e um material que estimule o aprendizado, são pequenas coisas que precisam ser adequadas ao processo para conseguir finalizá-las e assim ter um sentimento positivo e tranquilo de satisfação.
A Recompensa é uma situação agradável ao conquistar o planejado, por exemplo, no estudo você pode planejar de estudar por trinta minutos e parar por dez minutos para olhar as redes sociais, mas tenha o cuidado de marcar o horário para não se perder. A recompensa é o tempo de descanso, um presente que você se dá ao atingir uma etapa do progresso. Ela está diretamente relacionada ao sentimento de prazer, de satisfação ao colocar em prática todo seu esforço para atingir a meta.
Por último, e não menos importante é a Convicção que é a alma de todo o processo, é a base de motivação, é acreditar que você mudou. Acreditar que o processo que você criou pode ser a chave para seu sucesso pessoal e profissional. A primeira vez será complicado mas com um pouco de paciência e determinação você irá conseguir. Um pouco por dia, com o planejamento e com as ferramentas mentais que estão a nosso alcance você pode transformar um mau hábito em outro muito bom, outro que impacte sua vida de forma positiva e duradoura, um modo de transformar sua vida e assim alcançar o sucesso pleno!






Rosane Fetter
Enviado por Rosane Fetter em 23/06/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários